Olá pessoas lindas, como estão? Hoje, estou aqui para falar de um assunto que às vezes acaba se tornando bem complicado para as mamães: como introduzir alimentos sólidos à alimentação do meu filho? Quando começar? Como fazer? Com o que temperar?
Bem, não sou especialista no assunto, venho aqui apenas relatar como foi essa fase para mim e para o Pedro. E quero falar, pois tive uma grande ajuda de minha cunhada, que é Nutricionista em Teresina - PI, que me deu várias dicas e me auxiliou muito, além de ter a ajuda de diversas mamães, pelo aplicativo do Baby Center, que assim como eu, estavam passando pelo mesmo. Algumas já eram bem experientes por serem mães de mais de uma criança e sempre se dispuseram a ajudar as outras meninas que estavam iniciando no assunto.
Parece bobagem, mas acredite em mim: vai ter dia que você vai ter vontade de arrancar os cabelos de tanta dificuldade que vai encontrar (não todas, claro!) e vai sentir falta da época da amamentação e da mamadeira. Mas é só no começo, depois melhora! Comigo foi assim.
Vamos às dicas:
Vamos às dicas:
- A primeira coisa que você deve saber, é que seu filho não tem o conhecimento de distinguir a comida que tem adição de sal ou de açúcar daquelas que não tem. Dito isso, vale lembrar que não há necessidade de usá-los. Ao menos que você queira (mas, pense na saúde do seu filho, que ainda está com os órgãos se 'desenvolvendo'. O sal ou açúcar em quantidade maior que a necessária, pode causar diversos problemas no futuro, como pressão alta e diabetes.) Eu fazia sem sal nenhum, até que passei a adicionar uma pitada bem pequena, o que eu acredito que fez com que ele aceitasse melhor as refeições. Açúcar ainda hoje não uso, mas de vez em quando, quando há necessidade, utilizo o açúcar mascavo (que é mais saudável) e em pequenas quantidades.
- Outro ponto importante, é você observar se surge alguma alergia à certos alimentos. Por isso, é importante, oferecer os alimentos sem misturar muita coisa no começo. Depois, ir juntando aos poucos o que você tem certeza de que não há alergia. É muito difícil o bebê ter alergia à algo, mas não impossível, se você misturar e a alergia aparecer, vai ser difícil saber à qual alimento o bebê teve tal reação.
- Você ganha seu filho pela insistência. Ele dificilmente vai aceitar bem os alimentos de cara. O que significa que vai ter dia que você vai cozinhar à toa. Mas, vale insistir a mesma refeição no dia seguinte para ele se acostumar. Se você insistir várias vezes e ele não quiser, é sinal de que realmente ele não gostou. O Pedro até agora, só não gosta muito de comidas temperadas com pimentão e de batata-doce.
- Minha cunhada recomendou logo: não bater os alimentos no liquidificador. Apenas amasse com um garfo. O bebê deve conhecer as texturas desde cedo. Amassando direitinho e deixando mais 'molinho', não muito seco, sabe?, não haverá muito risco de engasgos.
- Os alimentos, de preferência, devem ser cozidos no vapor, para não perder os nutrientes. Se você não tem uma panela específica, pode cozinhá-los em uma cuscuzeira normal. Como o Pedro não gostou dessa forma, faço como uma sopinha mesmo.
- Para fazer a sopinha, eu refogo um pouco de cebola picada no azeite e depois, acrescento a água e as verduras/legumes. Depois de um tempo, acrescento um macarrão de argolinhas e espero amolecer. Coloco uma pitada de sal. Gosto de temperar com cebolinha, às vezes um pouquinho de nada de coentro e um pedaço de alho (inteiro, depois eu retiro). Dou pra ele com um pouco do caldo.
- Segundo minha cunhada, você pode dar de tudo, vai ficar à seu critério. Mas, o de tudo à que me refiro, são frutas, legumes, verduras, arroz, feijão, salada. Nada de dar á seu bebê coisas prontas (como as papinhas e o Mucilon) por conter muitos açúcares, corantes e conservantes. Na lista do que se deve evitar (por enquanto), está os iogurtes; o famoso danone. Pelos mesmos motivos citados à cima.
- A idade certa de começar à introduzir alimentos sólidos ao bebê, segundo especialistas, é aos 6 meses. Mas, há quem diga que você pode começar a dar suco e água de coco aos 4, 5 meses. Eu FRAN não sou à favor de sucos, quase não dou ao Pedro até hoje (você pode saber os motivos clicando AQUI). Mas sou à favor da água de coco.
- Você deve evitar à qualquer custo dar mel e chocolates ao seu filho, caso ele seja menor de 1 ano de idade (Veja o porque clicando AQUI e AQUI)
- Eu sempre dou ao Pedro um mingau à noite. Ou de maizena (sem açúcar,a penas com o leite dele) ou de Aveia em flocos finos.
- Por falar em leite, também deve ser evitado o de Vaca e leite em pó (que contém traços de leite de vaca), aos bebês menores de 1 ano. O contato prematuro, pode causar diarreias, intolerâncias e alergias.
- Você pode cozinhar uma quantidade maior de papinhas em um único dia e congelar para que dure a semana inteira. Para isso, basta você colocar no freezer/congelador em quantidades separadas (porções diárias) e apenas descongelar a do uso. Existem saquinhos próprios para isso que vende em supermercado. São pequenos e ideal para congelamento de alimentos; não ocupa espaço no freezer e mantém o alimento fresco. O mesmo vale para fazer a carninha ou frango que você oferece ao seu filho (como tem que ser carne magra e sem adição de óleo, de preferência cozida, fica melhor fazer de uma vez para a semana inteira do que ficar cozinhando um pouquinho todo santo dia). Mesma coisa: é só congelar em pequenas porções para descongelar apenas a do uso.
Para finalizar, eu quero falar mais um pouco sobre minha experiência: Devo confessar que foi bem difícil. Tinha dias que cozinhava à toa, pois ele não abria a boca de jeito nenhum, só queria a mamadeira. Tinha dias que aceitava melhor, mas comia muito pouco. Eu, como mãe de primeira viagem, tive medo de que ele perdesse peso, não tivesse os nutrientes necessários para seu desenvolvimento. Mas Deus é tão bom que faz de tudo isso experiências passageiras. Hoje, com 10 meses, ele come muito bem e praticamente de tudo.
Bem, espero que vocês tenham gostado do Post de hoje, que ele tenha ajudado de alguma forma. Eu acho que lembrei de tudo, mas caso ainda haja alguma dúvida, pode perguntar.
Claro, que cada caso é de um jeito e os bebês são diferentes, cada um se desenvolve à sua maneira, e com a alimentação não é diferente. Basta ter paciência e consciência de que você é a nutriz do seu filho, amamentando ainda ou não, ele precisa de você. Tudo feito com amor vigora! Boa sorte se você vai entrar nessa fase e até a próxima!
P.S.: Desculpem o post ter ficado enoooorme! rs
Gostei muito..obrigada por compartilhar.
ResponderExcluirOlá, Bruna! Fico feliz que tenha gostado! Bjs!
ExcluirObrigada por compartilhar sua experiência! Adorei.
ResponderExcluirFernanda
Obrigada pela visita! Volte sempre! Bjs
ExcluirAdorei o posto muito obrigado !!!
ResponderExcluirMas tenho uma dúvida, minha bebe hoje completa 6 meses e hoje comprei algumas frutas p começar a dar, porém não sei qual a quantidade que ela deve comer ?
Olá! Eu que agradeço pela visita! Então, acho bom ir dando aos poucos, para que ela possa se acostumar. Por exemplo, meia maçã das pequenas raspadinha (você vai raspando com a colherzinha pra ficar bem fininha e dando), meia banana pequena, etc. Depois você vai aumentando. Tem bebê que não recusa a comida, ou seja, come enquanto você der, mas depois acaba vomitando. Então, é bom ir dando aos poucos. Eu fiz assim! Espero ter ajudado. Qualquer outra dúvida, só perguntar! Bjs
Excluirótimas indicações para levarmos para o berçario zona norte sp,amamos as dicas, obrigada
ResponderExcluir